Rotas

Nas configurações de Rotas iremos configurar e criar rotas para ligações manuais de qualquer ramal registrado no ipbox, Essas são as ligações que saem através de telefone ip, ata ou sofphone, Não podemos confundir essa rota com a do discador automático que é feita na configuração do ipbox e da fila.

Interface de Roteamento

Como acessar:

IPBX  ⇢  ROTA  ⇢ Interface Roteamento

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Na figura acima o sistema mostra o consumo em minutos em cada coluna: Local Fixo, Local Móvel, DDD Fixo e DDD Móvel de cada tipo de ligação pela Interface criada.

Para que possamos criar o roteamento de saida primeiramente devemos criar as interfaces de roteamento. A interface de roteamento é a tecnologia que você usa para poder fazer ligações - normalmente Khomp, Digivoice ou SIP(voip). Para inserir uma interface é muito simples: clique em INSERIR e você entrará na tela abaixo:

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Descrição: O nome que você vai definir para sua rota para facilitar qualquer mudança que você queira fazer no futuro.

Tecnologia: Essa será a tecnologia usada podemos ter vários tipos DAHDI(placa digium) DGV(Placa Digivoice) Khomp(placa khomp) ou SIP(Voip)

Canal: Esse parametro vai depender muita de como for a sua estrutura de telefonia, é essencial consultar um técnico do suporte ipbox caso você não tenha certeza de qual canal será usado.

Roteamento de Entrada

Como acessar:

IPBX  ⇢  ROTA  ⇢ Roteamento Entrada

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Todas ligações receptivas podem ser configuradas no roteamento de entrada, para configurar uma rota de entrada é simples,após clicar em INSERIR você verá a imagem abaixo:

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Descrição: Um nome para que você possa identificar fácilmente á que rota se refere.

Tecnologia: Existem as opções de FXO,GSM,E1 ou SIP.

Device: Essa será a tecnologia usada podemos ter vários tipos DAHDI(placa digium) DGV(Placa Digivoice) Khomp(placa khomp) ou SIP(outro)

MCDU: Nesse parametro você deve configurar os números ou nome que a operadora está enviando para o PABX,algumas operadoras enviam 8 digitos outras 4 e no caso do voip pode ser nome, consulta um técnico ipbox caso tenha duvidas.

Tipo de Destino: Campo para definir para qual destino será enviado a chamada.

A cobrar: Define se a rota de entrada pode ou não receber ligações a cobrar.

Timeout: Tempo limite para manter a ligação ativa, após exceder o tempo configurado neste parametro para determinada rota de entrada o sistema desligará automáticamente a ligação.

Prefixo: Identificação que vai aparecer para o ramal no momento que ele receber a ligação, essa identificação aparecerá na frente do número do cliente.

Horários de Funcionamento: Clique em adicionar e adicione um horário de atendimento para um roteamento de entrada especifico, caso a ligação não esteja no horário definido neste campo automáticamente será considerada ligações fora do expediente para visulização em relatórios ou reprodução de áudio.

Funciona no Feriado: Define se o roteamento de entrada vai funcionar normalmente nos feriados.

Áudio a ser executado fora do expediente: Os audios para esse campo devem ser adicionar na aba IPBX>Funcionalidades>Áudio , caso esse campo esteja setado com algum áudio se o parametro de Horário de Funcionamento estiver ativo será reproduzido o áudio selecionado.

BlackList: Adicione números que estão incomodando determinado roteamento de entrada ou não existe a necessidade de receber ligações, para configurar é necessário adicionar o número corretamente, você também pode usar o * para definir bloqueios de determinados DDD’s ou prefixos, exemplo : 11* vai bloquear todas ligações que vir do DDD 11, o parametro asterisco(*) pode ser usado para bloqueio de prefixo ou qualquer necessidade em especifico, exemplo: 2233* vai bloquear todas ligações com prefixo 2233

Roteamento de Saída

Como acessar:

IPBX  ⇢  ROTA  ⇢ Roteamento Saída

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Antes de configurar qualquer roteamento de saída você deve cadastrar o campo interface de roteamento para que o campo Destino em roteamento de saída apareça,em seguida clique em INSERIR para criarmos um roteamento de saída a tela que você verá ao clicar em INSERIR segue abaixo:

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Descrição: Defina qual será o nome dessa rota para facilitar as alterações e identificação.

Aplicas aos ramais: Defina os ramais que devem respeitar está rota, exemplo de preenchimento : 2000-2010 os ramais 2000 até 2010 vão respeitas essa rota, use ponto e virgula para ramais especificos, exemplo : 2000-2005;2010;2020-2030 esse exemplo inclui nas rotas os ramais 2000 até 2005 o ramal 2010 e os ramais 2020 até 2030.

Tipo: Defina qual tipo de ligação essa rota deve fazer.

Destino: Defina por qual canal o sistema deve discar, nessa parte vai aparecer o canal que você cadastrou em interface de roteamento

CSP: Defina quais digitos devemos enviar para a operadora antes do número,aqui você pode colocar a operadora para fazer ligações interurbanas ou qualquer outro numero que precise enviar para operadora antes do numeros.

Utilizar até: Você pode usar esse campo para definir uma rota de desvio automático caso essa rota de saida chegue na quantidade de minutos configurados ou de dias usados, quando chegar em algum desses dois parametros o sistema vai ignorar a rota de destino padrão configurada acima e respeitar a rota configurada no campo Ao atingir o limite acima, utilizar o destino:.

Considerar o consumo de minutos: Caso você tenha um plano que englobe mais de um Tipo de Destino, Exemplo: 5000 minutos para ligações fixo brasil(DDD e Local) , você pode adicionar outras rotas para quando a soma total das duas rotas Fixo Local e Fixo DDD cheguem em 5000 minutos o desvio seja estabelecido nas duas rotas automáticamente. Observação: Você de incluir o consumo de roteamento nas duas rotas para que funcione corretamente.

Ao atingir o limite acima, utilizar o destino: Esse campo define a rota que vai ser usada quando a rota padrão configurada chegar na quantidade de minutos usados ou dias do mês.